domingo, 4 de novembro de 2012

DANÇANDO COM ARTE

DANÇANDO COM ARTE






Apresentação e justificativa

            Explorar o caráter expressivo do movimento é uma das premissas do ensino de dança, Enquanto mexem o tronco, as pernas e os braços, os alunos aprendem sobre o desenvolvimento físico. Este projeto Dançando com arte visa introduzir a dança na escola para alunos do ensino fundamental para desenvolver uma linguagem diferente da fala e da escrita, aumentar a sociabilidade do grupo e quebrar a timidez. Mais do que colocar a turma para se mexer, é preciso refletir sobre os diferentes tipos de dança, apresentar novos gêneros e permitir que os alunos criem passos próprios. 

Objetivo geral

Explorar a dança e seus aspectos culturais, no Brasil e em seu contexto social.

Objetivos específicos
·         Explorar dentro da sala de aula a diversidade de conhecimentos e habilidades de cada um em se expressar por meio da dança
·         Conhecer as principais formas de expressão corporal por meio da dança de cada região do Brasil.
·         Estabelecer a relação entre arte e dança na educação.

Descrição e tempo de cada atividade

1º BIMESTRE

1ª ETAPA- Como forma de diagnosticar o meu grupo de atuação, levarei vários vídeos de pequena duração, cada um retratando  um estilo diferente de dança, após os vídeos pedirei que coloquem a numeração do vídeo e a pontuação de 0 a 10, desta forma poderei avaliar as principais preferências do grupo de alunos. Como tarefa de casa pedir que tragam de sua casa algo que retrate seu estilo de dança preferido pode ser por vídeo, DVD de algum grupo imagens.   Duração 45m uma aula.  

2ª ETAPA- Fazer uma roda de conversa para expor a atividade deixada na aula anterior, cada aluno apresentará o que trouxe sobre o assunto dança preferida, ao final conversaremos sobre a possibilidade de conhecer as danças existentes em cada região do Brasil. Duração 45m

3ª ETAPA- Apresentar as principais características da região sul e sudeste levando um vídeo com algumas danças do sul, como sarrabalho, dança do pezinho, pedir que descrevam oralmente as vestimentas, o sotaque os instrumentos tocados. Após a observações identificar  no grupo se já tiveram contato com aquele tipo de dança, ou se alguém da família conhece.

4ª ETAPA- Ir para o laboratório de informática, e propor que pesquisem quais estados fazem parte da região sul e sudeste, destacando principal fonte de renda, culinária, costumes, população, clima, vestimenta entre outros.

5ª ETAPA-  Dividir a turma em cinco grupos, pedir que façam o mapa da região sul e sudeste e por meio de desenhos, colagens retratem a peculiaridades de cada região.

6ª ETAPA- Permanecendo o grupo ainda pedir que escolham um estilo de dança que mais o chamou atenção dessas duas regiões, a partir daí o grupo ensaiara para apresentara os principais movimentos observados na dança da região escolhida, a caracterização e ensaios o correrão na sala de aula, aproveitando o tempo.

7ª ETAPA- Preparação das roupas que serão utilizadas no dia de apresentação da dança e mais ensaio, neste dia estará disponível TNT, cola quente,papel colorido, tinta e roupas usadas para ajudar na caracterização.

8ª ETAPA- A apresentação de cada grupo que terá duração de 10 m, levando- se em consideração vestimenta e passos entrosamento.

AVALIAÇÃO
Todas as etapas serão fotografadas, e os trabalhos individuais ficarão nas pasta de cada aluno, de forma que possamos visualizar o andamento das aulas      

2º BIMESTRE

 1ª ETAPA- Fazer uma roda de conversa para expor quais são nossas curiosidades quanto a região norte e nordeste a especular quantos conhecem ou pertence a alguma dessas regiões, propor que conheçamos um pouco dessa cultura dando ênfase a danças da região. Duração 45m

2ª ETAPA- Apresentar as principais características da região norte e nordeste levando um vídeo com algumas danças, pedir que descrevam oralmente as vestimentas, o sotaque os instrumentos tocados. Após a observações identificar no grupo se já tiveram contato com aquele tipo de dança, ou se alguém da família conhece.

3ª ETAPA- Ir para o laboratório de informática, e propor que pesquisem quais estados fazem parte da região, destacando principal fonte de renda, culinária, costumes, população, clima, vestimenta entre outros.

4ª ETAPA-  Dividir a turma em cinco grupos, pedir que façam o mapa da região norte e nordeste e por meio de desenhos, colagens retratem a peculiaridades de cada região.

5ª ETAPA- Permanecendo o grupo ainda pedir que escolham um estilo de dança que mais o chamou atenção dessas duas regiões, a partir daí o grupo ensaiara para apresentara os principais movimentos observados na dança  escolhida, a caracterização e ensaios  ocorrerão na sala de aula, aproveitando o tempo.

6ª ETAPA- Preparação das roupas que serão utilizadas no dia de apresentação da dança e mais ensaio, neste dia estará disponível TNT, cola quente,papel colorido, tinta e roupas usadas para ajudar na caracterização.

7ª ETAPA- A apresentação de cada grupo que terá duração de 10 m, levando- se em consideração vestimenta, passos e entrosamento grupal.

8ª ETAPA- Os três primeiros grupos colocados se apresentarão neste dia na festa de encerramento do semestre.

Avaliação
Todas as etapas serão fotografadas, e os trabalhos individuais ficarão nas pastas de cada aluno, de forma que possamos visualizar o andamento das aulas e a interatividade de cada aluno com o tema trabalhado.      

3º BIMESTRE

1ª ETAPA- Dando continuidade nas atividades de arte, trabalharemos agora a região centro- oeste, já nesta aula leva-los ao LABIM para conhecer os principais estilos de dança na região.

2ª ETAPA- Apresentar um vídeo com uma dança da região, e questioná-los se ao pesquisarem encontraram algo parecido, realmente o vídeo condiz com as características encontradas por eles. Para casa recortar de revistas e jornais imagens que retratem  características da região. Duração 45m

3ª ETAPA- Apresentação das imagens encontradas em revista e jornais  as vestimentas, o sotaque os instrumentos tocados. Após a observações identificar  no grupo se já tiveram contato com aquele tipo de dança, ou se alguém da família conhece.

4ª ETAPA- Ir para o laboratório de informática, e propor que pesquisem quais estados fazem parte da região centro- oete, destacando principal fonte de renda, culinária, costumes, população, clima, vestimenta entre outros.

5ª ETAPA-  Dividir a turma em cinco grupos, pedir que façam o mapa da região e por meio de desenhos, colagens retratem a peculiaridades de cada região.

6ª ETAPA- Permanecendo o grupo ainda pedir que escolham um estilo de dança que mais o chamou atenção dessa região, a partir daí o grupo ensaiara para apresentar os principais movimentos observados na dança da região escolhida, a caracterização e ensaios o correrão na sala de aula, aproveitando o tempo.

7ª ETAPA- Preparação das roupas que serão utilizadas no dia de apresentação da dança e mais ensaio, neste dia estará disponível TNT, cola quente,papel colorido, tinta e roupas usadas para ajudar na caracterização.

8ª ETAPA- A apresentação de cada grupo que terá duração de 10 m, levando- se em consideração vestimenta e passos entrosamento.

AVALIÇÃO
Todas as etapas serão fotografadas, e os trabalhos individuais ficarão nas pasta de cada aluno, de forma que possamos visualizar o andamento das aulas,a imagens e o mapa ficarão expostos no mural.

4º BIMESTRE

1º ETAPA- Após termos feitos essa viagem por cada região do Brasil que tal se traçássemos  o perfil da nossa turma através da dança, sabemos que uma diversidade de culturas envolvidas neste grupo, seria interessante se conseguíssemos extrair as nossas características, vestimentas entre outros e repassar.

2ª ETAPA- Levantarmos qual estilo tem a cara dos alunos da sala, qual musica poderia representar melhor os movimentos da dança, deixa-los livres pra conversar. Pedir que tragam de casa vídeos, DVD, estilos de dança para próxima aula.

3ª ETAPA-  Escolher a os recortes da musica que fará parte da trilha sonora da apresentação, lembrando que com o auxilio das tecnologias usaremos ferramentas que permita colocar varios recortes  de música, de forma que todos participem na apresentação.

4ª ETAPA- Conversarmos como será essa apresentação, quais pratos serão importantes para caracterizar a culinária característica da turma, quem serão os expectadores e apreciadores de tal cultura. Quais estilos de roupas usarão, afinal de contas este evento vai finalizar o ano letivo.  

5ª ETAPA- Confecção das vestimentas, e ensaio dos passos criados pelo próprio grupo, detalhe todos os alunos farão parte da apresentação não terá divisão, apenas a divisão da musica onde cada uma deixara expressado seu gosto seu ritmo seus movimentos.

6ª ETAPA- Ensaio.

7ª ETAPA- Ensaio.

8ª ETAPA- Encontro do encerramento do ano letivo, apresentação da turma, para toda a escola, degustação para pais e professores do cardápio elaborado pelos gostos da turma.

Avaliação

A participação de pais e professores, aos stands murais confeccionados pela turma ao longo do ano, exposição das fotos e ficha de presença dos participantes que deixaram sugestões criticas e marcaram a opção entre as regular, bom e ruim.
        




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