domingo, 4 de novembro de 2012

PROJETANDO ARTE


PROJETANDO ARTE





APRESENTAÇÃO E JUSTIFICATIVA

             Atualmente os principais lugares para apreciarmos um filme são as salas de cinemas, localizadas em shoppings, em um espaço planejado, bem confortável  que geralmente tem um custo que nem sempre é acessível a todos e de certa forma existe uma barreira para as crianças no processo de fazer filme e é por isso que o projeto PROJETANDO ARTE  pretende aproximar as crianças do processo de criação e formação de curtas, relacionados com seu cotidiano na escola, em casa na rua em seus momentos de recreação. Aproveitaremos as aulas de arte para explorar esse universo da arte no cinema, os protagonistas serão as próprias crianças e o expectadores todos aqueles que admiram o processo de criação infantil.

PUBLICO ALVO

Crianças de 8 a 9 anos

DURAÇÃO

1 semestre.

COTEÚDOS

- Jogo simbólico;
- Interpretação  de personagens;
- Historia do cinema;

OBJETIVO GERAI

- Apresentar o cinema como uma linguagem artística que tem características próprias , aparatos tecnológicos, expressão, gênero, estilo e tradição.

OBJETIVOS ESPECIFICOS

- Compreender como se faz um filme
- Compreender o que é um curta metragem
- Construir um curta metragem   


ETAPAS

1.  Apresentar as crianças curta do Chalin Chaprlin, Gordo e o Magro, em suas varias versões preto e branco, coloridos, falado mudo, falar para as crianças que nem sempre os filmes foram grandes e tiveram cor e som. Duração de 45 m.

2. Mostrar que ainda hoje se tem filmes curto, mas que eles são coloridos e tem som. Leva- lós a sala de vídeo e apresentar um vídeo no yotube para que compreendam o que é um curta. Explicar o que é um curta e a diferença dele para um longa metragem.
3. Realizar sessão de curtas na sala de vídeo e convidar os pais, mostrar que mesmo coloridos alguns filmes ainda são mudos como é o caso de Mister Bem, Pocoyo e Pingo.

4. Fazer a sessão pipoca apresentando o clássico Et.

5.Roda de conversa sobre o filme Et, saber quais as principais características do filme, se é mudo, falado, colorido.

6.Brincadeiras simbólicas com a interpretação dos personagens do clássico Et, pintar a cara e brincar no recreio.

7.Confeccionar uma câmera com as crianças para simular uma gravação de um filme.

8. Confeccionar um canto na sala, representando um Sat de filmagem, com craket, cadeira do diretor, cenário, roupas, camarim.

9.Visitar o cinema do SESC e assistir os vários curtas animados.

10. Assistir kiriku.


11.  Assistir as aventuras de Azur e Asmar.

12. Roda de conversa sobre todas as experiências já apresentadas,colher os relatos individuais. Propor a confecção de uma televisão de caixa, e cada um apresentar o relato em forma de desenhos usando a televisão.

13. Sistematizar como vai ser nosso curta, que tema vamos trabalhar, onde trabalharemos, qual vai ser o cenário. Para aquecermos com auxilio de um celular vamos reforçar alguns combinados da rotina da escola, em forma de curta.

14. Apresentação do curta feito na aula anterior, para todos no canto do DVD. Para facilitar às montagens dos curtas a turma ira se dividir em seis grupos, cada grupo recebera uma câmera digital e recebera as instruções de uso.  

15. Com a orientação da professora as gravações serão realizadas, podendo o tema transcorrer livre.

16. Apresentação dos primeiros três grupos, levar o data show para sala colocar tapetes almofadas todo o conforto para apreciação dos trabalhos.  

17. Apresentação dos três últimos grupos, também com data show e tapetes e almofadas para apreciação dos trabalhos.

18. Exposição de todos os trabalhos, realizados no semestre e apresentação de todos os curtas para pais, professores, alunos, colaboradores e comunidade.

AVALIAÇÃO

Avaliação continua da participação e entusiasmo dos alunos, nas apresentações dos filmes cada aluno recebera uma ficha avaliativa para colocar se o filme foi ruim, regular, bom, ótimo ou excelente, por meio de carinhas.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário